Jubileu: turma de 1973 recebe homenagem da FEA

Você está aqui

Enviado por mayra.onishi em sex, 17/01/2025 - 12:05

A FEA prestou uma homenagem aos antigos alunos que se formaram em 1973. O jubileu da turma que completa 50 anos de formatura já é uma tradição da faculdade. Este ano, a cerimônia foi realizada no dia 28 de junho, na Sala da Congregação, durante o evento de premiações e homenagens promovido pela Diretoria da FEA. Boa parte dos homenageados tornou-se professor, como a professora da FEA Denise Cavallini Cyrillo, e alguns continuam atuando profissionalmente até hoje em suas áreas.  

A diretora da FEA Maria Dolores Montoya Diaz disse, durante a homenagem, que essa era uma forma de destacar o passado da Faculdade. “Essa turma se tornou parte integrante dessa história, trazendo uma valiosa bagagem de conhecimento e experiência. Lembro que, entre esses formados, temos colegas que foram e ainda são docentes desta Casa, dedicando suas vidas à educação, e deixando um legado inspirador para as gerações futuras”.

Um dos homenageados, o professor e economista Luiz Renato Ignarra, fez um discurso em nome da turma de 1973, contando um pouco de suas memórias, enquanto estudante e, depois, como profissional. Lembrou que iniciou o curso ainda no prédio da rua Doutor Vila Nova, na Vila Buarque, e um ano depois transferiu-se para o novo prédio da FEA na Cidade Universitária, no Butantã.

“Naquela época, eu era presidente do Centro Acadêmico Visconde Cairu, uma entidade poderosa, que chegou a ter residência estudantil, restaurante, curso pré-vestibular, livraria e até barbearia. Quando mudamos para cá, no entanto, no mesmo dia tudo evaporou. Ficamos apenas com uma mesa emprestada, num barracão. Foram tempos difíceis, principalmente porque vivíamos nos anos de chumbo do regime militar. E pertencer a uma entidade estudantil era viver perigosamente”.

O economista Luiz Renato Ignarra falou, ainda, da evolução da economia e dos períodos de crise no país. Lembrou como a moeda foi evoluindo ao longo dos anos, passando de cédulas em papel para cartão de plástico, e posteriormente para dinheiro eletrônico e criptomoedas.

“Essa evolução na economia nos trouxe um período de várias situações diferentes. Passamos de um período de boom econômico, de recessão econômica, de hiperinflação, caderneta de poupança que foi congelada etc. Isso foi criando a ideia de que o papel nosso, enquanto economistas e administradores, é de buscar mitigar os efeitos dessas crises permanentes que a gente passa. E também trazer uma geração de renda, e principalmente uma melhor distribuição de renda”, destacou Luiz Renato Ignarra.

A turma de 1973 da FEA era composta por 266 alunos, dos quais 162 do curso de Ciências Econômicas, 95 de Administração de Empresas e 9 de Ciências Contábeis. O chairman do FEA Alumni, professor Fábio Frezati, entregou os certificados aos homenageados.   

 

Curso de Ciências Econômicas:

Profa. Basília Maria Baptista Aguirre
Prof. Carlos de Souza Braga
Sr. Daniel Meíra Ramos
Profa. Denise Cavallini Cyrillo
Prof. João Muccillo Netto
Prof. Joaquim Elói Cirne de Toledo
Prof. José Antônio Carlos
Prof. Luiz Renato Ignarra
Sr. Pedro Paulo Zelinski
Sr. Roberto Antônio Picca

Curso de Administração:

Sr. Celso da Costa Santos
Sr. João Manoel Jodas
Sr. Jorge Minoru Matsuda

Curso de Ciências Contábeis:

Sra. Márcia Helena Martins